AAN

No início da tarde desta sexta-feira (22), a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), enviou à população um alerta de chuva moderada para as próximas 24 horas. O aviso foi encaminhado por meio do serviço SMS 40199, baseado na previsão informada pelo serviço meteorológico que integra o sistema ClimAju.

Mais de 52 mil telefones cadastrados no Serviço de Alerta por SMS receberam o aviso, que possibilita, especialmente aos moradores de áreas de risco, redobrar o estado de observação.

Semdec

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, salienta que as equipes intensificam o monitoramento e permanecem de prontidão para atendimento à população.

“Diante de qualquer situação de anormalidade relacionada à chuva, a população deve ligar para o serviço emergencial 199, da Defesa Civil, que funciona 24h. Todos os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estão em atenção e preparados para atuar de forma integrada”, destaca Robson Rabelo.

A população deve estar atenta às possíveis situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, rachaduras ou afundamento de piso, alagamento, movimentação de terra em áreas de encosta, dentre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alerta SMS – 40199

Para realizar o cadastro é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço permite que a população tenha informações de maneira antecipada sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

Alerta pelo Telegram

Para receber as informações através dessa plataforma é necessário baixar o aplicativo do Telegram no smartphone. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve pesquisar o contato @defesacivilbrbot. Em seguida, será iniciado um chat, a partir do qual o usuário receberá todas as informações necessárias sobre o serviço.

A partir do compartilhamento da localização, o cidadão passará a receber os alertas gerados para aquela respectiva região, assim como poderá ter acesso às informações de outras localidades, conforme cadastro efetivado nessa mesma ferramenta.