Observatório de Sergipe

Dos 783 mil domicílios sergipanos visitados, apenas 23,0% registraram alguma viagem e, entre os que não viajaram, mais da metade (53,4%) apontaram que o motivo foi a falta de dinheiro. Outras principais razões foram: não ter necessidade (18,2%) e falta de tempo (8,2%). Os dados, com base no módulo Turismo, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua no 3º trimestre de 2019, divulgados hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram analisados pelo Observatório de Sergipe.

Sérgio Silva / PMA

Destinos nacionais correspondem a 98,9% das viagens analisadas

Por viagem, entende-se os deslocamentos de uma pessoa ou grupo, fora do seu entorno habitual, desde o momento de sua saída até o seu regresso. Em Sergipe, no 3º trimestre de 2019, das 290 mil viagens analisadas, 98,9% (287 mil) foram nacionais e 1,1% (3 mil) internacionais.

93,1% das viagens foram por motivo pessoal 

Os dados revelaram que maior parte (93,1%) das viagens analisadas ocorreu por motivo pessoal, enquanto os motivos profissionais responderam por 6,9%.

Tratamento de saúde e bem-estar é o principal motivo pessoal para as viagens

No período analisado, 37,0% das viagens por motivo pessoal ocorreram para tratamento de saúde e bem-estar (inclui viagens para consultas médicas, internações para tratamentos ou cirurgias, atendimento psicológico, assim como viagens turísticas, que visam reduzir níveis de estresse, como spas, centros termais ou retiros), 27,7% ocorreram em visita a parentes, 15,2% para compras pessoais e apenas 11,7% em busca de lazer.