NE Notícias | Com informações do UOL

Um jovem de 27 anos conseguiu um feito histórico para o esporte sergipano. Filho do já falecido Fernando França, mandatário do clube sergipano entre 1988 e 2000, Hyago França, presidente do Confiança, conquistou o tão sonhado acesso à Série B, em 2019.

Hyago ingressou jovem na diretoria do Dragão. Aos 21 anos, assumiu a vice-presidência e deu inicio ao sonho de seu pai.

“Meu pai foi presidente do Confiança por muitos anos, de 1988 até 2000. Depois, ele retornou ao Confiança como diretor de futebol em 2008 e 2009 e, naquela ocasião, em 2008, o Confiança bateu na trave para conquistar o acesso à Série B. Não conquistou por um ponto. Em 2011, meu pai faleceu, e me lembro muito bem dele dizendo para mim que retornaria ao Confiança um dia para colocar o Confiança na Série B. Então, esse sonho do meu pai de colocar o Confiança na Série B foi o que me motivou, o que me fez ir ao Confiança”, disse o atual presidente, em entrevista ao UOL Esporte.

Quando assumiu o comando do Confiança em 2014, foi premiado com o título estadual e com a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, em 2015, o tão sonhado acesso bateu na trave e não veio após eliminação para o Londrina, nas quartas de final.

“Em 2014, o Confiança não tinha divisão nenhuma, e eu aceitei o desafio como vice-presidente. Conseguimos o título estadual e fomos para a Série D. Da Série D subimos para a Série C e, em 2015, fomos campeões sergipanos e mais uma vez batemos na trave para subir para a B, perdendo para o Londrina nas quartas de final por um gol. Em 2017, ninguém quis ser candidato a presidente do Confiança, e fui sozinho, chapa única, movido por realizar o sonho do meu pai, de colocar o Confiança na Série B”, conta.

Pouca idade e muitas desconfianças

Com 24 anos, França assumiu o confiança debaixo de olhares de desconfianças. Todos tinham dúvidas a respeito da sua capacidade de comandar um clube que passava por dificuldades e buscava dar a volta por cima no futebol. O que fortaleceu a sua chegada na presidência foi a história de seu pai.

“Fizemos uma consulta à CBF, e eles disseram que sou o presidente mais novo das três divisões: A, B e C, já que a D sempre muda”, disse.

Dificuldades financeiras, derrota no estadual e a volta por cima

Após perder o título estadual e iniciar o Campeonato Brasileiro com duas derrotas, a torcida começou a pressionar o comando do clube e o técnico Daniel Paulista que, para Hyago, foi fundamental na conquista do acesso para a Série B.

“Dentro de mim, sempre tinha algo que dizia que eu ia conquistar esse acesso. Logo quando a gente começou a Série C, perdemos os dois primeiros jogos. Já tínhamos perdido o Campeonato Sergipano… Veio uma pressão em cima do treinador, Daniel Paulista, uma pressão em cima de mim. Mas, quando perdemos o Sergipano, a primeira pessoa que me ligou para me apoiar, me levantar, foi Daniel Paulista”, contou.

O financeiro começou a pesar pela não participação em campeonatos como a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste. O corte de gastos foi inevitável e a participação dos jogadores nos acordos para a diminuição salarial foi importante. “Tive que diminuir a folha salarial do clube, porque não garantimos vaga nem na Copa do Brasil, nem na Copa do Nordeste, e os atletas que ficaram no Confiança tiveram salários reduzidos para continuar a temporada. Quem topou, ficou”, relatou.

Nas semifinais, o Confiança perdeu o primeiro duelo com o Sampaio Correia hoje (14), em Aracaju (SE), por 2 a 0. A volta acontece no dia 21, em São Luís (MA), e o confiança buscará uma vaga na final com desvantagem no placar.