SSP Sergipe

O primeiro semestre deste ano terminou com mais de 360 acidentes de trânsito registrados na Grande Aracaju. No mesmo período do ano passado, foram quase 400 ocorrências desse tipo na região. Embora os dados da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) demonstrem uma leve queda na incidência de colisões no trânsito, a unidade, vinculada à Polícia Militar, considera um número alto, já que desde março está em vigor o isolamento social, o que deveria representar um menor de número de veículos nas ruas.

SSP Sergipe

“Nesse primeiro semestre, o que chamou a atenção é que, praticamente, a quantidade de ocorrências foram as mesmas do ano passado, com pouca redução. Mas com um detalhe, nesse período nós tivemos a pandemia, em que os acidentes poderiam ter sido reduzidos, e na questão do trânsito não houve grande redução. São números próximos comparados ao ano passado”, avaliou o comandante da CPTran, capitão Adelvan Silveira.

O levantamento feito pela CPTran apontou que, nos seis primeiros meses do ano passado, foram contabilizados 390 acidentes de trânsito – 230 envolvendo motocicletas -, contra 362 ocorrências – 215 com veículos ciclomotores – no primeiro semestre de 2020. O número de vítimas lesionadas foi de 440, nesse mesmo período de 2019, e de 408, neste ano. Já no tocante às vítimas fatais, foram 16 mortes no trânsito no ano passado e 12 em 2020.

Além da imprudência e ações em desconformidade com a legislação de trânsito, outra principal causa de acidentes no trânsito é a embriaguez ao volante. No primeiro semestre de 2019 foram 48 ocorrências desse tipo no trânsito da Grande Aracaju. Enquanto que nos seis primeiros meses deste ano esse número foi de 37 casos.