Agência Sergipe

No sábado (15), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão e da Assistência Social (SEIAS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a prefeitura de Amparo de São Francisco, e com o apoio do Grupo Maratá, levou uma série de serviços às comunidades tradicionais dos povoados Serraria, Pontal, Crioulo e Lagoa Seca, localizadas no município de Amparo de São Francisco.

A ação conjunta contou com a entrega de cerca de 100 kits de alimentos, realização de exames PCR para a detecção do novo coronavírus (SARS-COV-2), testes de imunocromatografia, que pesquisa a presença de anticorpos contra o vírus, aferição de pressão e glicemia, além da entrega de máscaras ofertadas pelo Instituto Banese.

Danilo França / ASN

A distribuição de alimentos foi proposta pela vice-governadora Eliane Aquino como mais uma vertente da campanha Solidarize-SE, capitaneada pela Secretaria de Estado da Inclusão Social (SEIAS), que operacionalizou a organização e entrega dos Kits. A ação conta, também, com a participação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).

A distribuição aconteceu durante mais uma etapa do trabalho da Força Tarefa Covid-19, do departamento de Farmácia da UFS, que iniciou a realização de testes junto aos quilombolas com o intuito de mapear a propagação do novo coronavírus entre esse grupo e auxiliar o Estado e os municípios no planejamento de ações sanitárias de prevenção e enfrentamento à disseminação da doença.

Para a vice-governadora, que acompanhou a entrega deste sábado, a ação se faz necessária porque, passados cinco meses do início da pandemia, houve um recuo no número de ações solidárias e muitas pessoas viram a situação de fome se agravar em seus lares. “Mesmo com todos os esforços que o Governo do Estado tem feito desde o início da pandemia, ainda precisamos muito das ações solidárias. Temos uma grande necessidade de que essas doações continuem para que possamos promover mais segurança alimentar para as pessoas que tanto precisam neste momento tão delicado que vivem”, conclui Eliane, fazendo um convite para que outros empresários se somem à causa. Ela ressalta ainda que outras comunidades também serão contempladas, de acordo com um cronograma estabelecido pela UFS, e que a quantidade de famílias beneficiadas dependerá do volume de alimentos arrecadados.

Segundo o professor da UFS Lysandro Borges, que coordena a Força Tarefa Covid-19 e que contou com o auxílio de alunos do curso, a junção de esforços traz um resultado positivo para a ação. “Nós ficamos muito felizes em ter essa parceria com o Governo do Estado, porque a vice-governadora Eliane Aquino sempre teve muito respeito pelo fortalecimento de políticas públicas com as comunidades mais vulneráveis. Viemos trazer ações de cuidado como um todo à população, para além da detecção da Covid-19, como a própria aferição de pressão e glicemia, e entrega de alimentos. A universidade tem o papel de sair de seus muros para prestar serviços à comunidade”, explicou. 

A população mostrou-se satisfeita com a iniciativa. Para o pescador Ailson Martins, morador do povoado Serraria, o pacote de serviços é bem-vindo. “É muito importante o que está sendo feito aqui hoje, porque precisamos cuidar não só de nós, mas dos outros também. E é isso que estão fazendo conosco, usando os conhecimentos para nos ajudar e fazer o bem, então eu só tenho a agradecer”, pontuou.