Aracaju, 12 de Dezembro de 2018
Morre sergipano que modernizou os serviços postais no Brasil


Faleceu em São Paulo, aos 90 anos, o Coronel Adwaldo Cardoso Botto de Barros, sergipano que presidiu os Correios por 12 anos, entre as décadas de 1970 e 1980. Botto de Barros também foi secretário geral da União Postal Universal (UPU), sendo o primeiro brasileiro a assumir o cargo na organização internacional.

Engenheiro especialista em comunicações, ele modernizou os serviços postais no país, sendo responsável por grandes mudanças na ECT. Entre os feitos mais marcantes atribuídos ao sergipano, destacam-se a implantação do SEDEX; o projeto de reestruturação dos Correios, com consultoria do correio francês, que estabeleceu as bases de organização dos serviços postais no Brasil; e a idealização e criação do Postalis, o fundo de pensão dos Correios.

Botto de Barros também foi o responsável pela implantação de um novo padrão para entrega de correspondências, pela criação da Rede Postal Aérea Noturna (RPN), pela fundação da Escola Superior de Administração Postal (ESAP) e de Centros de Treinamento para formação de profissionais especializados em Correios. O sergipano impulsionou, ainda, a qualidade artística dos selos lançados no Brasil, sendo crucial para a filatelia nacional.

Inspiração e orgulho

Por sua capacidade empreendedora, pela valorização do corpo técnico dos Correios e pela preocupação constante com a oferta de serviços postais de excelência, Botto de Barros conseguiu transformar a ECT em uma das melhores empresas de correios do mundo.

“Ele é uma inspiração e um orgulho para todos nós, sergipanos e ecetistas”, afirma o diretor dos Correios em Sergipe, Washington Bonfim. Atualmente, o ex-presidente da ECT empresta seu nome a uma agência e uma unidade de distribuição do estado, ambas localizadas em São Cristóvão.

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados