Aracaju, 14 de Novembro de 2018
Transporte universitário Gratuito: Um desafio


A quantia de R$ 172.080 / ano é o valor que os estudantes universitários de Itabaianinha pagam para ter o “direito de ir e vir” à Aracaju. Essa é uma realidade constante no interior de Sergipe. Muitas vezes, sem poder custear as despesas na capital ou até mesmo por ter uma estabilidade de emprego no interior, o estudante que passou pelo desafio de ingressar na universidade, acaba encontrando um desafio maior: o transporte. Por lei o município não é obrigado a arcar com essas despesas mas, segundo os estudantes, a lei surge através da necessidade de uma classe.

A UFS é a única universidade pública do Estado de Sergipe onde oferece apenas 5.490 vagas, as outras dez são particulares, que se totalizam 35.000 vagas completamente preenchidas! Não é nada mole passar na FEDERAL. Quem passou por isso sabe, como também não vai ser isso que irá subtrair o sonho de um nível superior e com ele a busca pela independência e qualidade de vida, assim como contribuir para uma sociedade melhor. Dessa maneira, quando partimos para a privada, ela nos oferece o FIES e PROUNI e pagamos mensalmente cada um nas suas exigências para tal. Assim sendo, pagar o transporte universitário se torna um desafio constante.

Existem soluções:

A lei Orgânica a maior de um município ou do Distrito Federal, ela que disciplina o funcionamento de uma categoria específica de alguns dos poderes. Milhares de municípios já fizeram isso como o caso de Jundiaí (interior de São Paulo) e Capela (SE ) que apresentaram e aprovaram o projeto que os estudantes não arcariam com as despesas do transporte intermunicipal universitário. Os Estudantes reivindicam que esses municípios sirvam de exemplos para que a educação não seja um desafio e sim um incentivo constante.

Martins Neto

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados