Aracaju, 14 de Novembro de 2018
Professor da rede estadual é um dos oito brasileiros selecionados para Intercâmbio nos EUA


O professor José de Arimatea Diniz Fontes, que leciona Inglês no Centro de Excelência Doutor João de Melo Prado, em Divina Pastora, foi um dos oito brasileiros selecionados para participar do Fulbright DAI. O programa de Intercâmbio é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública participem de um curso de aperfeiçoamento, de cinco meses, nos Estados Unidos com todas as despesas pagas.

De acordo com a técnica da Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, Nádia Cardoso, a seleção nacional constava de até 30 vagas, porém, apenas oito professores permaneceram para a seleção internacional. O professor Arimatea fará um curso de aperfeiçoamento da metodologia de Inglês, no período de janeiro a maio de 2019, em uma universidade americana, com estágio supervisionado numa High School. Irão para os Estados Unidos professores do Brasil, Botswana, Quênia, Senegal, Uganda, Indonésia, Filipinas, Marrocos, Bangladesh, Índia e México.

“Isso mostra que Sergipe, apesar de ser o menor estado, tem um grande potencial de representar bem o Brasil em disputas de seleção internacional. O professor Arimatea terá uma experiência rica, e quando retornar, passará esses conhecimentos aos professores da rede estadual. Isso será bom tanto para a sua vida profissional quanto para a nossa rede de ensino. Quando temos docentes capacitados em suas metodologias, isso traz mais retorno para nossos alunos, deixando-os mais preparados para também participarem de programas de intercâmbio”, disse Nádia Cardoso.

Experiência de intercâmbio

O professor Arimatea afirmou que soube da seleção na própria escola em que ensina e se lançou na empreitada sem esperar nenhum resultado. Ao longo do tempo, foi sendo aprovado em cada uma das etapas, como uma prova escrita, provas de proficiência em Língua Inglesa, em Salvador/BA, e entrevista em inglês via Skype, direto de Brasília. Na última segunda-feira, 3, teve a confirmação de que será um dos oito brasileiros a participar do intercâmbio. Ele partirá para os Estados Unidos no dia 1º de janeiro de 2019, retornando ao Brasil no mês de maio.

“Espero muito angariar conhecimentos da cultura e da educação americana, ganhar experiência e trazer para cá tudo o que eu aprender, para compartilhar em minha escola. Através desse conhecimento poderei contribuir bastante para melhorar o ensino de Língua Inglesa”, disse, afirmando se sentir honrado em representar Sergipe e o Brasil nesse programa de intercâmbio.

Para Arimatea, sua experiência serve de inspiração para os alunos. “Durante toda a minha vida estudei em escola pública. Isso é uma prova de que boas pessoas podem sair de lá. Nossos estudantes são bons, só precisam de oportunidade. Alguns dos meus alunos souberam dessa minha empreitada e ficaram animados para participar de outros tipos de seleção, como o Jovens Embaixadores”, afirmou.

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados