Aracaju, 24 de Setembro de 2018
Sergipe aparece entre os 4 Estados que mais avançaram no ensino médio


Nos últimos 11 anos, apenas 4 das 27 redes estaduais do país conseguiram fazer com que seus alunos do ensino médio tivessem avanços significativos de aprendizagem em português e matemática. O quadro geral nesse período é de estagnação, em níveis muito baixos. Há queda em diferentes estados, mesmo entre aqueles que apresentam os melhores resultados.

O ensino médio é considerado o maior gargalo da educação básica brasileira. De cada dez alunos na etapa, oito estão em escolas estaduais.

Os resultados da prova de 2017 do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foram divulgados nesta quinta-feira pelo governo federal. A avaliação de português e matemática, com as taxas de aprovação, compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de escolas e redes de ensino do país.

Essa avaliação federal é feita com estudantes ao fim de três etapas de ensino: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do ensino fundamental e ainda o ano final do ensino médio.

As notas dos dois ciclos do ensino fundamental melhoraram no ano passado, considerando as redes pública e privada de todo o país. Só nove redes estaduais tiveram avanço em português e matemática no ensino médio na comparação com a prova de 2015. Mas a situação é ainda mais dramática ao se ver a série histórica.

Somente Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Sergipe obtiveram avanço considerável desde 2007. No intervalo, essas redes subiram ao menos 12 pontos na escala de notas nas duas disciplinas. Essa variação é considerada relevante por estudiosos e representa a progressão de um ano inteiro de aprendizado.

O histórico de resultados do ensino médio desde 2007 não é positivo nem mesmo para aqueles estados com as melhores notas no ano passado.

As redes de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, por exemplo, estão entre as cinco maiores médias de matemática. Mas, além de as notas estarem abaixo do adequado, são piores do que eram há 11 anos.
Também há redes que avançaram consideravelmente, como Sergipe e Piauí (em português), e permanecem abaixo da média nacional. 

Saiba mais
Manifeste
Comunicar erro
Utilize este espaço para comunicar erros encontrados
nas matérias publicadas pelo NE Notícias.


limite de caracteres:
Enviar




limite de caracteres:
Fale com o NE
Este é o seu contato direto com o NE. Preencha o
formulário e envie o seu recado.


digite o código abaixo e clique em enviar
    
NE no Facebook      NE no Facebook
NE no Twitter      NE no Twitter
Desenvolvimento: Goweb Tecnologia
Projeto Gráfico NE Notícias - Leia hoje as notícias de amanhã Todos os direitos reservados